Histórico

O Colégio Fênix foi fundado no dia 18 de fevereiro de 2002, reconhecido e autorizado pelo Conselho Estadual de Educação pela portaria nº 440/2002, conforme publicação no DOE do dia 17/12/2002. A primeira etapa foi construída em apenas 04 meses, num tempo recorde, fruto da dedicação e empenho de suas proprietárias, que acreditaram nos seus sonhos e batalharam com afinco para realizá-lo.

O nome Fênix vem da mitologia egípcia e reflete a determinação e coragem dos idealizadores desta obra e tem um significado muito forte, quando diz que a referida ave ao morrer renascia das suas próprias cinzas, ou seja, não se deixava abater frente às dificuldades e desafios da sua própria existência.

A intenção de fundar um Colégio deste porte nasceu do crescente desejo de participar ativamente do desenvolvimento da nossa cidade, disponibilizando aos estudantes parnamirinenses e de cidades vizinhas uma estrutura arrojada e moderna com amplo espaço para lazer e esportes.

O Colégio Fênix, centro de referência e excelência em educação, tem com seus alunos o compromisso na construção do conhecimento e de valores éticos, tornando-o cidadão do mundo capaz de sonhar, criar e realizar.

Acróstico

"Composição poética na qual o conjunto das letras iniciais formam o nome de uma pessoa ou coisa" (Dicionário Silveira Bueno). Um acróstico é uma poesia, é uma expressão artística que é composta a partir daquilo que se quer homenagear. O Acróstico FÊNIX foi escrito por uma professora do Colégio Fênix na oportunidade da cerimônia de abertura do Colégio e lido como uma homenagem ao início das atividades da nossa instituição de ensino.

Fenix

Falar sobre a Mitologia é encontrar um mundo mágico. Podemos fazer uma viagem longa... longa voltando aos tempos remotos. Viagem essa que nos fascinará.

Experimentando emoções como ir ao Egito Antigo e nos familiarizar... Podemos encontrar o Deus do Sol que, segundo os egípcios, foi quem criou a terra, os animais, as plantas e os homens e que se chamava Rá. A história antiga nos relata o que realmente aconteceu lá!!!

Nessa viagem podemos encontrar uma ave fabulosa ligada ao culto de Rá.

Imagine como era bela a ave, semelhante a águia, com asas douradas e vermelhas, que vivia mais de mil anos e que hoje nos emocionaria. A ave era um mistério, que ao sentir a própria morte, deixava-se consumir pelo sol; até aí, você já pode fantasiar. Em seguida, a ave renascia das próprias cinzas, o que realmente nos permite memorizar.

Xodó de Rá, ave bonita da civilização egípcia e parte da mitologia. Só que de retorno dessa viagem, viagem longa, eu sei, eu pude encontrar o Colégio Fênix, que nos proporcionará estudos aprofundados, viagens e mais viagens não apenas pelo Egito, mas por todo o mundo numa rota que jamais a comunidade parnamirinense esquecerá. Essa escola veio para ficar, para formar cidadãos, pessoas competentes que façam os seus sonhos se realizarem. É esse o objetivo e ninguém pode duvidar.